Huíla: ADRA capacita agentes rurais de veterinária nos Gambos

20/6/2022 11:33 AM

A ADRA realizou uma sessão de capacitação sobre Maneio e Sanidade Animal, entre 7 e 9 de Junho, com o objectivo de dar resposta às necessidades dos agentes rurais de veterinária nos municípios dos Gambos e Humpata, província da Huíla.

A acção foi desenvolvida em parecia com o Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), no âmbito do Projecto PARMES, que tem o financiamento do Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), do Instituto Camões e da Ajuda das Igrejas da Noruega (NCA).

Os agentes capacitados foram também beneficiados com kits de veterinária, para a promoção do auto-emprego e para garantir que os criadores de gado possam encontrar soluções para doenças que têm atacado os animais.

O facilitador da formação, Santos Manuel, apelou aos formados a terem a cultura de identificar e alertar às autoridades locais e aos serviços de veterinária, sempre que for observada uma situação que precise de respostas mais profissionais. Propôs também aos agentes rurais de veterinária a intermediarem entre a comunidade, o governo e autoridades sanitárias no processo de controlo e gestão da saúde do gado local.

Dorcas Mendes, uma das jovens capacitadas, afirmou que com está formação aprendeu sobre as principais doenças que têm assolado o gado a nível dos municípios dos Gambos e Humpata e diz estar preparada para aplicar os conhecimentos adquiridos sempre que for necessário.

A munícipe da Humpata, Ndjabelua Sapalo, revela ter sido uma experiência útil para o seu crescimento profissional e avançou que tudo vai fazer para ajudar as famílias a combater as principais doenças causadoras pela morte animal ao nível do seu município.

“A formação foi muito importante, por conta da relevância que a mesma tem no seio das comunidades, o que se espera dos novos agentes é que prestem atenção e contribuam no seio das famílias de formas aprestem os primeiros socorros aos animais”, afirmou o Coordenador Municipal da ADRA nos Gambos, Avelino Kavela.

Para o Secretário da Administração Municipal dos Gambos, Nhangua Tchova, em termos estatísticos, o município dos Gambos conta com muito gado, apesar do número ínfimo de formados, é uma “mais-valia” porque a formação vai diminuir a carência de tratadores de gado e as doenças que têm assolado os animais ao nível do município poderão ser tratadas ou encaminhadas para as autoridades.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download