Huíla: Membros do FRESAN visitam cisternas calçadão nos Gambos

30/5/2022 12:05 PM

Uma equipa do Programa Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), realizou, recentemente, uma visita ao município dos Gambos, para avaliar o ponto de situação da construção das cisternas calçadão e o grau de utilidade na vida dos membros das comunidades locais.

Na ocasião, os membros das comunidades contaram aos visitantes sobre os benefícios que as cisternas calçadão trouxeram para as comunidades, a nível do município dos Gambos.

“Estamos muito felizes, tudo porque hoje há água na nossa localidade, já não constitui um grande problema, vivemos momentos de seca extrema, onde nem água para beber tínhamos, hoje, com as cisternas calçadão que retém as águas da chuva e, quando não tem chuva, a ADRA tem abastecido com os camiões, assim a comunidade tem sempre água”, relatou um dos beneficiários.

Em representação do Programa FRESAN, o engenheiro Adalberto Tchiquete afirmou que a constatação permitiu obter informações relevantes sobre a importância das cisternas calçadão nas comunidades beneficiárias.

“Hoje já podemos falar e defender a construção das Cisternas Calção com mais propriedade, tudo por conta da nossa constatação no terreno e pela forma como as comunidades relatam a redução do sofrimento relativo a seca”, declarou.

Simione Chiculo, Director da ADRA nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe, disse que a melhor estratégia que a Organização tem para manter as cisternas calçadão sempre abastecidas em estação não chuvosa, é fazer o abastecimento com os camiões. Simione Chiculo agradeceu também a visita da equipa FRESAN aos Gambos e encorajar a realização de mais visitas aos municípios de intervenção da ADRA que estão a ser beneficiados pelas acções do Programa FRESAN.

“Só para se ter uma ideia, cada cisterna calçadão tem uma capacidade de 52 mil litros, e pode abastecer mais de 5 famílias num período superior a um mês”, descreveu.

No total, foram visitadas 14 cisternas calçadão funcionais e uma em construção, em 12 aldeias do município dos Gambos, na Huíla.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download