Jovens e adolescentes em Malanje reflectem sobre gravidez precoce

3/8/2020 4:28 PM

ADRA-Malanje continua a reflectir com as comunidades sobre a questão da gravidez na adolescência. A organização promoveu um debate sobre gravidez precoce com os membros da associação Kudiva, jovens e adolescentes da aldeia de Duma, no município do Quela.

No final do debate os participantes deixaram os seus depoimentos.

“Aprendemos sobre gravidez precoce e desencaminhamento das jovens hoje em dia. Fiquei grávida com 15 anos, o moço quando percebeu que eu estava grávida fugiu e apareceu depois do filho ter 1 ano. Foi muito difícil porque estive doente e os meus pais é quem assumiram a gravidez e por conta disso perdi os estudos”. Branca João Nhanga.

“Deixo um conselho as adolescentes para apostarem nos estudos porque eu acabei cortando o meu sonho de estudar e ser alguém na sociedade” – Finalizou.

Cristina Augusto contou-nos que “arranjei marido aos 15 anos, agora tenho 17 anos. Saí da casa dos meus pais porque eles me ralhavam muito, não tinha sossego em casa, por isso decidi manter e estou feliz na casa do meu marido o meu marido tem 19 anos de idade”.

O camponês Augusto Veloso Quissanga, pai da adolescente Cristina, manifestou o seu desagrado com a situação. “Estou triste com atitude da minha filha, ela quer ser independente, é triste, ela tomou uma atitude negativa”.

Esta actividade enquadra-se no projecto de apoio institucional, financiado pela Afrikagrupperna e contou com a participação de 34 pessoas das quais 19 mulheres.

Fazer Download