Jovens refletem sobre a cultura da paz em Benguela

26/4/2023 2:36 PM

Realizou-se na passada sexta-feira na Antena Benguela, a 2º edição do Espaço A Voz da Juventude sob o tema “A cultura de Paz e de Democracia, avanços e desafios para os jovens e para as organizações juvenis”.

Durante a actividade, Sérgio Chipalanga, representante da associação Okuveleka, definiu a cultura de paz como estilo de vida quotidiano que possibilita a existência de uma paz social. Acresceu que, a democracia é um processo que deve ser viabilizado todos os dias para que o povo exerça a sua soberania, afirmando que um dos desafios a enfrentar é a intolerância política, pois ter cultura de paz é saber ouvir e aprender a conviver com o diferente.

Para Leandro Chiwala, representante do Projecto Cidadania afecto à OMUNGA, quando os jovens decidem reivindicar os seus direitos são conotados como membros do partido da oposição. “Isto deve constituir um dos desafios dos jovens dentro da sua comunidade para que se consiga alcançar os objectivos que os mesmos preconizam”.
Por sua vez, a estudante de Comunicação Social do Instituto de Ciências Religiosas de Angola - ICRA em Benguela, Maria Gabriel, salientou que do ponto de vista teórico ou constitucional, Angola é um país democrático e de direito, mas não na sua prática.

Os participantes foram unânimes em dizer que não se deve confundir a paz social com o calar das armas, pois são coisas totalmente diferentes, e que em Angola ainda não se alcançou  efectivamente a paz social. O debate congregou 18 pessoas, dentre as quais 6 mulheres e 12 homens membros das organizações da sociedade civil e estudantes.

Fazer Download