Membros das comunidades capacitados sobre recolhas e dados meteorológicos no município de Ombadja

19/3/2024 10:12 AM

Os membros das comunidades da comuna do Xangongo no município de Ombadja, reforçaram os conhecimentos em matéria de recolha de dados meteorológicos.

A referida sessão de capacitação teve como objectivo, capacitar os técnicos e membros das comunidades sobre o uso de ferramentas para recolha e leitura de dados meteorológicos no aprimoramento do conhecimento do clima local.  Com esta formação, os mesmos terão acesso à informação sobre a previsão do estado do tempo, sendo este um elemento principal para prevenção de eventuais acontecimentos.

“A cada momento que passa, parece que adquirimos mais conhecimento; hoje com está capacitação, percebi a importância de conhecer e estudar melhor as ferramentas que nos ajudarão a nos prevenir de situações catastróficas. Afinal de contas podemos sim ter conhecimento sobre a previsão do tempo ainda que não seja de forma assertiva, mais pelo menos nos permite ter noção do que possa surgir ou vir acontecer. Agradecemos a equipa da ADRA e o formador pela capacitação; acredito que saímos munidos de conhecimentos.” Afirmou Alexandrina Ndapandula, membro da localidade de Ombala-yo- Mungo.

Holidey Kolikolelua, membro da localidade da Uia Sede, diz que a formação foi boa e aprendeu bastante sobre estações meteorológicas automáticas.

“Aprendei sobre estações meteorológicas automáticas, precipitação acumulada, a diferença entre tempo e o clima. Falamos também que para se estudar o tempo, devemos voltar a 30 anos no tempo para que possamos comparar.” Sublinhou

Segundo Ismael Alberto, Técnico de Desenvolvimento Comunitário da ADRA, a formação sobre a recolha de dados meteorológicos poderá ajudar as comunidades a compreender e diferenciar os conceitos entre o estado do tempo e poder analisar do ponto de vista da geoclimatologia e vai permitir conhecer e saber lidar com factores naturais que podem ter efeitos directos sobre as produções de implementação de estações meteorológicas fundamental. A agricultura deve olhar o histórico climático da região para planear o futuro.

A referida actividade contou com a presença de membros das comunidades, quadros da ADRA, representantes das Administrações de Ombadja e Cahama e outros parceiros perfazendo um total de 30 participantes dos quais 13 mulheres.

Esta acção está enquadrada no Projecto Para-Cunene, financiado pela União Europeia.

 

Fazer Download