O projecto de fomento à produção de culturas leguminosas e oleaginosas nos municípios de Kalandula e Kiwaba Nzoji, foi apresentado nesta quarta feira, 06 de Agosto aos membros das comunidades e quadros das administrações municipais e das Estações de Desenvolvimento Agrário na província de Malanje.
O referido projecto está a ser implementado pela ADRA nas províncias de Malanje e Huambo e beneficia cerca de 175 produtores agrícolas familiares, sendo 110 nos municípios de Kalandula e Kiwaba Nzoji e 65 nos municípios da Chilata e Cuima, organizados em duas associações e quatro cooperativas, com a duração de um ano.
O soba da aldeia Mandele no município de Kalandula, Domingos Alberto Neto, valorizou a iniciativa de mais um projecto de apoio a agricultura familiar para a sua comunidade.
“Estamos felizes por nos apresentar este projecto e vamos produzir a soja e outros produtos porque vai nos ajudar a combater a fome e a pobreza aqui na nossa comunidade. Gostaríamos também que levassem para outras localidades onde existem mais pessoas para se beneficiarem do projecto”. Sublinhou.
O mesmo visa dinamizar acções que contribuam para o aumento da produção de leguminosas e oleaginosas (amendoim, feijão, girassol e soja) considerando seu papel na promoção da agricultura sustentável e de segurança alimentar e nutricional. O projecto prevê a integração dos produtores agrícolas familiares em acções de desenvolvimento da cadeia de valor de biocombustíveis sem comprometer a produção de alimentos.
O acto de apresentação do projecto foi presidido pelo Assistente de Projectos da Unidade de Projectos e Desenvolvimento da ADRA, José Maria Katiavala e a equipa municipal da ADRA Antena Malanje.