Membros das comunidades dos municípios da Humpata e Gambos capacitados sobre sistemas de captação e retenção de águas pluviais

14/7/2020 4:03 PM

Nesta última sexta-feira (10 de Julho) foram capacitados 31 membros das comunidades de Capelete, Bata Bata, Tunda, Garanja, Rio de Areia e Chibemba para a construção das cisternas calçadão.

Esta formação proporcionou uma aprendizagem de técnicas e sua aplicação na construção das cisternas, de modo a criar capacidades locais para a continuidade do processo.  

O director da ADRA-Huíla e Cunene, Simione Chiculo, em nota de boas-vindas agradeceu os membros das comunidades “é importante que vocês tenham uma participação activa na construção das cisternas das vossas localidades. É uma aprendizagem do semi-árido do Brasil, adoptada como uma forma de mitigar as dificuldades no acesso a água”

Para o formador, Albino Tyamba, “é uma honra partilhar os conhecimentos que aprendi com os brasileiros na primeira fase da construção destes sistemas de água, espero que cada um tenha aprendido bastante para colocar em prática”.

De acordo com André Félix, membro da comunidade do Luheque, “esta capacitação é muito importante. Viemos aprender coisas que vão ajudar no desenvolvimento da nossa localidade e vamos ganhar mais experiências de trabalho. As cisternas vão diminuir as distâncias percorridas porque o acesso água é difícil”.

Tuetela Tchihope, da localidade da Bata Bata, disse que “com a formação aprendi muito e estou capacitado para ajudar a construir as cisternas visto que o acesso a água é difícil.”

Destacar que os pedreiros que ministraram esta formação, são os mesmos que em 2017 receberam a formação da equipa brasileira que veio prestar seus ensinamentos sobre a construção de cisternas calçadão.

Estas capacitações enquadram-se nas acções do projecto PARMES, pelo Instituto Camões e co-financiado pela Ajuda das Igrejas da Noruega.

Fazer Download