Membros das comunidades formados sobre práticas de apicultura melhorada

21/6/2023 4:54 PM

A actividade teve como objectivo, apoiar aos apicultores tradicionais na melhoria dos métodos de produção de mel, como a existência de plantas melíferas adequadas as temperaturas das chuvas, vento, altitude e o espaço disponível a qualidade genética das abelhas e o maneio das abelhas.

A formação, prendeu-se essencialmente em trabalhos de grupos, onde os participantes responderam as questões sobre apicultura, sua importância, produtores das abelhas e qual é a importância da desflorestação na actividade apícola.

A coerência e precisão nas respostas das questões, mostrou claramente o quanto os participantes tem domínio da prática apícula que desenvolvem nas comunidades.

“O objectivo desta formação é de refrescar os produtores agropecuários tradicionais detentores de colmeias de conhecimentos e técnicas, de formas a desenvolver habilidades da aplicação de boas práticas apícolas” afirmou Albertina David coordenadora municipal.  

Concluiu se que, a actividade apícola é  rentável se bem desenvolvida.

Para os participantes Carlos Candeeiro e João kalute, a formação foi muito proveitosa, tudo porque muitas coisas sobre apicultura que não sabiam lhes foi transmitido durante o encontro, tal como o derivado do mel que é útil para a saúde humana.

“Antes eu só comia o mel, nem sabia qual é o processo para chegar até as nossas messas, agora estou bem informada sobre o trabalho a ser feito para o resultado final”. Sublinhou a senhora Domingas, membro da Associação Ongundja Équepia.

Participaram do referido evento, 35 pessoas, desde membros das localidades do Chaungo, Alunhanha, Nombuaneno, Jau, Mbundo e os representantes da Administração Municipal da Agricultura e da EDA.

Esta acção foi promovida pelo projecto Ehole, apoiado financeiramente pelo Instituto Camões no âmbito do projecto FRESAN implementado pela ADRA nos municípios da Humpata, Chibia e Gambos.

Fazer Download