Membros das Organizações da Sociedade Civil capacitados sobre Orçamento Participativo

19/6/2023 1:47 PM

Cerca de 57 membros das Organizações da sociedade civil, coordenadores de bairro e do Comitê técnico dos quais são 24 mulheres capacitados sobre Orçamento do munícipe.

O debate teve como objectivo, a transmissão de conhecimentos sobre o orçamento participativo bem como a participação do cidadão nos processos de formulação, monitoria e avaliação das políticas públicas aos participantes.

Segundo o prelector, Kakanda de Jesus, Coordenador do Comité Técnico de Ombadja, na sua intervenção, enfatizou que é um exercício de governação e de transparência que veio facilitar a participação dos cidadãos, o que permitirá mudar de consciência e contribuir na melhoria de governação local. O orçamento participativo atende as reais necessidades das comunidades na definição de suas prioridades.

Madalena Paulo, membro da Associação Literária Ombadja, é de louvar a iniciativa da ADRA, foi mais um momento de aquisição de conhecimentos, refrescamento, troca de experiência e de apropriação do Decreto Presidencial n.º 235/19, de 22 de Julho sobre a sua aplicação e efectivação, sobretudo qual deve ser o papel do cidadão neste processo.

Para Francisco Macedo, quadro da ADRA, salientou o papel que a organização tem desempenhado na contribuição para uma participação efectiva dos cidadãos na vida pública, nomeadamente na formulação e no impacto das mesmas na medida em que estão intrinsecamente voltadas a vida das comunidades.

 Esta sessão de debate, enquadra-se nas acções do projecto FOCOB, implementado pela ADRA com financiamento da NCA.

 

Fazer Download