Membros das Organizações da Sociedade Civil e Estudantes abordam sobre VIH/SIDA

21/6/2023 4:58 PM

Segundo Irene André, estudante do IMNE MARISTA, o ondjango veio agregar valências de forma aprofundada sobre o VIH/SIDA.

“Aprendei que as formas de transmissão do vírus não é apenas no acto sexual, mas existem outras formas como, aleitamento materno, o uso de objectos cortantes infectados pelo vírus. Os jovens devem ter consciência em não discriminar as pessoas que são portadoras doa doença”.

A membro da Associação Mulheres do Futuro, Maria Imaculada, afirma que a actividade foi produtiva porque reforçaram os conhecimentos sobre as formas de transmissão, sendo por esperma uma delas. Sendo a doença desafiadora, a sociedade deve se desafiar a continuar a primar pelas formas de prevenção de modos a se evitar a expansão da doença.

Segundo a coordenadora do projecto, Teresa Zumba, afirma que o presente Ondjango Juvenil, visou reflectir a temática do VIH/SIDA, com o objectivo de fazer relação com a intervenção das organizações da sociedade civil, bem como pelos activistas de género e VIH beneficiárias do projecto, que trabalham sobre estas temáticas e ver até que ponto estas acções têm tido efeitos na vida das comunidades.

“A nível do país, a taxa é cerca de 2% de seres prevalentes, sobretudo nas províncias de Luanda e Namibe. É preocupação da ADRA continuar a difundir informações sobre prevenção e combate aos estigmas que se verifica, olhando para a Lei de protecção dos seres positivos”. Sublinhou a coordenadora.

Esta acção, enquadra-se no âmbito do projecto institucional Género eDesenvolvimento, implementados pela ADRA, com financiamento da AfrikaGrupperna.

Fazer Download