Ministra da Acção Social garante apoiar cooperativa agrícola em Malanje

2/6/2021 8:57 PM

A Ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher e o governo local visitaram, hoje, a Cooperativa Kituakifikile, no município de Cacuso, comuna do Lombe.

Faustina de Almeida Alves, acompanhada da sua delegação, foi informada sobre o funcionamento da cooperativa e constatou, durante a visita no campo agrícola do grupo, a existência de 21 hectares em exploração de mandiocas, feijão, girassol, batata-doce e massambala, além de tomar conhecimento da dificuldade da cooperativa para o processo de escoamento e comercialização da produção.

O presidente da Cooperativa Kituakifikile, Andrade Hebo, aproveitou a ocasião para solicitar o apoio de uma carrinha e um tractor para facilitar a produção e escoamento dos produtos.

“Nós agradecemos pela visita da senhora Ministra e a sua delegação, mas, senhora Ministra, querem que produzamos mais produtos do campo, como é que iremos escoar esses produtos se não temos viaturas para tirarmos os nossos produtos do campo para o mercado? Precisamos de uma carrinha e um tractor para escoar os produtos e aumentar a nossa produção”, afirmou Andrade Hebo.

A Ministra mostrou-se satisfeita pelo trabalho apresentado pela cooperativa e da sua relevância para a comunidade.

“Gostei do vosso trabalho, estão a trabalhar muito e isto demonstra que vocês têm vontade de trabalhar, continuem assim. Espero voltar para poder constatar as vossas mudanças.”

E em resposta ao pedido da Cooperativa, a governante garantiu apoiar com um tractor, mas para que este apoio seja possível, de acordo com a Ministra, a cooperativa deve desafiar-se a concluir o processo de legalização e obter o título de concepção de terras. Acções que já se encontram em curso.

“Vou deixar aqui um desafio para vocês, quanto mais cedo tratarem os documentos que identifiquem que vocês estão legalmente registados na justiça e tratarem o título de concessão de terras, vocês vão ter o tractor. Se vocês fizerem isto em um mês, vão ter o tractor em um mês, se fizerem no próximo ano, vocês vão ter o tractor no próximo ano, mas se não legalizarem as terras, então vocês não poderão ter o tractor”.

Para à ADRA e à equipa do Governo local, a Ministra apelou a continuarem com o apoio ao grupo na obtenção dos documentos legais da organização de camponeses e de seus bens.

A visita foi organizada pela ADRA Antena Malanje. A Cooperativa Kituakifikile é uma das beneficiárias dos projectos implementados pela ADRA no município de Cacuso.

Fazer Download