Mulheres capacitadas sobre Finanças Públicas

19/7/2019 3:50 PM

ADRA facilitou uma formação sobre Finanças Públicas, nos dias 17 e 18 de julho, no município do Cazenga em Luanda.

Mais de 50 mulheres dentre elas estudantes de Medicina, representantes da Administração municipal e membros de diversas associações apreenderam os diversos mecanismos de finanças públicas,ligados ao Orçamento Geral do Estado (OGE), finanças locais, ciclo de preparação do OGE e estratégias de monitoria de orçamento, entre outros.  

Flávia Dikizeko, coordenadora doprojectos da União Cristã Feminina afirmou que este projecto surgiu da necessidade de capacitar as mulheres de modo a poderem “avaliar melhor as políticas de finanças públicas”.

Adriana Sukila, uma das participantes, afirmou que estas informações vão servir para puder influenciar, monitorar e participar das políticas públicas do município”.

Durante a análise do OGE do município do Cazenga, as participantes notaram que “não houve um contacto comos cidadãos para participarem da elaboração do OGE do município, pois não conhecem os reais problemas do município” disse Ana de Deus.

“Muitas vezes o que condiciona a qualidade das estruturas é o valor disponibilizado e a forma como este é gerido” finalizou a mesma.  

Participantes falaram sobre a necessidade da realização de um estudo sobre os principais problemas de saúde que afectam os munícipes e a construção de hospitais de referência.

Como desafios foram apontados o asseguramento dos recursos humanos qualificados para responder aos desafios do município, garantir espaços de participação dos cidadãos e assegurar recursos financeiros.

Nesta formação decorre no âmbito do projecto Mulher – Participação no Poder Local, da organização União Cristã Feminina (UCF), financiado pela OSISA, com o objectivo de fortalecer a capacidade das mulheres para se engajarem nos processos de tomadas de decisões em saúde a nível das suas comunidades.

Fazer Download