Mulheres dos municípios do Bailundo e Caála satisfeitas por receber kits de higiene íntima

11/7/2023 2:57 PM

Cerca de 103 Mulheres dos municípios do Bailundo e Caála, foram beneficiadas com kit de higiene íntima que contem itens essenciais, como sabonete íntimo, caixa de omo, absorvente, papel higiénico, gilete e panos, com o objetivo de garantir que as mulheres tenham a higiene menstrual saudável.

“Estou feliz por receber kit e vou usá-lo muito bem. A palestra foi muito produtiva, porque nos permitiu aprender muitas coisas sobre a higiene íntima da mulher, um assunto sensível, mas importante de se tratar. Aprendemos que as partes íntimas devem ser lavadas com água limpa e com sabão azul, o penso deve ser lavado e estendido ao sol para evitar doenças.” declarou a Sra. Júlia Rafael, membro da comunidade.

A entrega dos mesmos foi antecedida por uma palestra sobre higiene menstrual, ministrada pela especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Olga Guilhermina. Durante a palestra, a formadora frisou que a higiene íntima é essencial para a saúde, pois além de eliminar mal cheiros, evita infecções e outros problemas.

"A higiene íntima deve ser efectuada de frente para trás, e nunca o contrário; lavar os órgãos com água limpa até dois minutos em movimentos circulares, porém, nada vale uma boa higiene se a roupa íntima não for bem limpa” sublinhou.  

As mulheres reforçaram os conhecimentos sobre os cuidados a ter na escolha do produto para efectuar a higienização do órgão genital, bem como as formas correctas para o efeito, acrescentado a necessidade de se evitar o uso de produtos que contém o PH acima de 07, uma vez que alteram o PH da flora vaginal responsável pela protecção e defesa das bactérias na região íntima.

“Sou a Rosalina Ngueve. Estou muito feliz por ter recebido o kit, saberei usar bem as coisas porque já aprendi durante a palestra que tivemos. A doutora, com muita paciência explicou-nos como usar cada produto que veio no kit. Peço que estas entregas sejam feitas mais vezes.”

Esta acção enquadra-se no âmbito do projecto “Ampliando Direitos, Contruindo o Futuro” implementado pela ADRA, com financiamento da União Europeia.

Fazer Download