Mulheres no Cubal levam em debate as soluções para casos de violência doméstica

15/8/2024 12:02 PM

A ADRA Antena Benguela, promoveu na rádio municipal do Cubal um debate sobre os mecanismos de soluções para os casos de violência doméstica e fuga à paternidade.

Estiveram presentes três activistas dos direitos das mulheres afectas ao Projecto Apoio Jurídico, um membro da Acção Social e uma estagiária.

O debate teve como objetivo disseminar conhecimento sobre os mecanismos de soluções para os casos de violência doméstica e fuga à paternidade no município do Cubal.

As participantes partilharam a sua realidade e das suas comunidades e formas apresentaram formas de resolver tais problemas.

Carla Mandante, da comuna da Capupa, relatou que tem filho e infelizmente o pai da criança encontra-se em Luanda e não dá sustento ao filho. Se esse por acaso um dia voltar que pelo menos possa pensar em trazer alguma coisa para o seu filho, demonstrará que mesmo estando longe, pelo menos pensou em levar alguma coisa para o seu filho”.

Aconselhou as mulheres a não serem sensíveis quando se trata dos homens que não assumem os seus filhos.

“Se alguém estiver a passar por violência doméstica ou fuga à paternidade dirija-se até a Acção Social, não tenham medo de denunciar pois se o fizer estarás a ajudar e a encorajar as outras mulheres a fazerem o mesmo” acrescentou.

Para os casos de fuga à paternidade dirigidos pela Acção Social, o homem não será preso, mas sim obrigado a cumprir com as suas responsabilidades, explicou a activista.

O projecto Apoio Jurídico, implementado pela ADRA no município do Cubal, é financiado pela organização Ondjango Feminista, com o objetivo de fortalecer a capacidade das mulheres nas comunidades rurais em lidar com questões legais relacionadas à família e aos direitos das mulheres.

 

 

Fazer Download