Mulheres: “Precisamos de mais oportunidades”

9/6/2021 3:13 PM

As mulheres do município da Bibala, província da Huíla, clamam por mais oportunidades de participação nos espaços públicos.

O apelo foi feito durante a Formação sobre a Participação das Mulheres nos Espaços de Concertação Social, realizado pela ADRA Huíla e Cunene, no dia 20 de Maio, com a participação de 41 jovens, dos quais 16 mulheres.

A secretária da Associação de Mulheres do município, Judith Paquete, afirmou que as mulheres devem ter maior participação nos espaços de concertação e tomadas de decisão, de modo a contribuírem para o desenvolvimento social.

“Precisamos de mais oportunidades para nos destacarmos na sociedade, a mulher precisa de apoio, existem muitos projectos, mas, às vezes, não temos como implementar”, disse a activista dos Direitos das Mulheres, que lamenta pelo facto de se deparar com projectos não realizados, por falta de apoio para o fomento da participação das mulheres nos espaços públicos.

Para a Judith Paquete, as barreiras que as mulheres têm estado a enfrentar ao nível da sua comunidade têm relação directa com padrões religiosos e culturais.

“Uma barreira que temos enfrentado tem a ver com as questões religiosas e culturais, que ainda são um empecilho no que tange a participação da mulher nestes espaços”, revelou, confiante em dias melhores para a liberdade e participação das mulheres.

No entender de Zisymaira Paulino, facilitadora da formação, as mulheres precisam de mais oportunidades e, quando as têm, devem aproveitá-las e fazer delas um “trampolim” para a ascensão e a sua afirmação na sociedade.

“É necessário ter espaços de concertação para que se crie coesão de grupo nos espaços de diálogo”, reforçou.

Noé Samuel é membro da Associação do Bairro Zambizanga e participou no evento, de onde diz ter aprendido mais sobre a importância da participação da mulher nos espaços de concertação social.

“Actualmente as mulheres têm assumido cargos importantes na sociedade e devem ser respeitados e valorizados. As mulheres têm contribuído diariamente com zelo e dedicação com as suas actividades em prol do desenvolvimento do país.”

A assistente de Comunicação da ADRA Huila e Cunene, Alice Peso, faz saber que a acção formativa visou incentivar a importância da participação e partilha dos principais problemas e soluções locais nos diversos espaços de diálogo existentes no município.

“A ADRA, à luz do seu Plano Estratégico 2018-2022, tem organizado diferentes eventos locais e nacional sobre temáticas voltadas à mulher e tem apoiado também a participação da mulher em vários espaços de diálogo.”

A formação foi realizada no âmbito do Projecto PAJUDEL - Participação Juvenil para o Desenvolvimento Local de Angola, financiado pela União Europeia e a Ajuda das Igrejas da Noruega (NCA).

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download