Para este ano participaram também, líderes de associações e cooperativas que falaram sobre o impacto destas acções nas suas vidas.
Adriana Jamba, coordenadora da Rede Mulher no município do Cubal, em Benguela, afirmou que “com a formação que recebemos do fabrico de sabão no mês passado, nós continuamos a produzir o sabão e estamos a ensinar as outras mulheres e jovens também que não são membros da associação. E isso tem nos ajudado muito principalmente por causa do Coronavírus”.
“Nessa época, conseguimos dar crédito de sementes de hortícolas e fertilizantes para seis mulheres e esperamos bons resultados na produção”, exemplificou Adriana Jamba.
João Feliciano, secretário da cooperativa Ndende Jongolo, comuna do Kasseque, município da Ganda disse que recebeu do projecto Grande Plutónio 2, um apoio com 308 sacos de fertilizantes de 50kg cada e sementes de hortícolas. Recebemos também um trator, através do mesmo projecto.
“Vendemos aos membros da cooperativa 204 sacos e arrecadamos 2.278.000,00kz que reforçou a caixa comunitária, e o resto apoiamos à crédito as outras associações para também abrirem as suas caixas comunitárias”.
“Agradecemos a ADRA pelas assistências no campo e formações de cidadania e direito das mulheres e o apoio nas conversas com os governantes”, finalizou.
Na ocasião, a directora da ADRA-Benguela, Célia Sampaio, referiu a importância destes espaços para o aprofundamento da reflexão das acções da Organização e o diálogo com os líderes das associações e cooperativas no que toca as suas principais preocupações.
Participaram destes encontros de reflexão membros da ADRA dos círculos provinciais, quadros do Conselho Directivo, técnicos e líderes de associações e cooperativas.
Estes balanços têm como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade da intervenção nas localidades onde a ADRA intervém.