Novo Projecto: Mais de 2 mil famílias no Cunene terão acesso à água

1/2/2021 9:15 AM

A ADRA apresentou, na passada terça-feira, um projecto que vai facilitar o acesso à água a mais de 2 mil famílias no município de Ombadja, província do Cunene.

Com o apoio da UNICEF, o “Projecto Wash” vai ser implementado, em sete meses, nas comunas de Xangongo e Ombala-Yo-Mungo, com o objectivo de contribuir para a mitigação do impacto das alterações climáticas, proporcionando às comunidades o acesso à água e alternativas para a resiliência às mudanças climáticas.

Durante a sessão de apresentação, o assistente de projectos da Antena Huíla e Cunene, Anivaldo Pena, avançou que o projecto prevê a construção de seis cisternas calçadão que vai permitir a captação e retenção de águas das chuvas.

“As cisternas calçadão também poderão ser abastecidas por camiões-cisterna, para garantir que as famílias tenham acesso permanente à água”, reforçou.

O administrador municipal, Hilário Sikaleyno, reconheceu a importância do projecto e destacou a necessidade de maior participação das comunidades na preservação das cisternas calçadão.

“É um sistema que vai ajudar as comunidades, por isso é importante a participação de cada uma delas no cuidado das infraestruturas”, referiu o administrador de Ombadja, que garantiu o envolvimento da sua equipa e das autoridades tradicionais para o reforço da preservação das cisternas.

Para o director municipal da Energia e Águas, Leornardo Seculo, a comunidade deve contribuir na manutenção destas cisternas.

“Vamos sensibilizar e mobilizar o grupo de água e saneamento para o tratamento da água, pensando na sustentabilidade do projecto”, assegurou.

A sessão de apresentação do projecto decorreu na sala de reuniões da Administração municipal e contou com a participação de representantes da administração de Ombadja, autoridades tradicionais e líderes comunitários.

Uma experiência vinda do Gambos

O Projecto Wash tem motivação nas experiências da ADRA na implementação de acções, no município dos Gambos, na Huíla, sobre a resiliência climática, mitigação dos efeitos das alterações climáticas e o acesso à água para as comunidades rurais.

Victor Nicassio, assessor do administrador de Ombadja, conta que já teve a oportunidade de visitar as instalações de cisternas calçadão nos Gambos e refere que “é uma alternativa sustentável, todos os actores devem juntar ideias e sinergias para garantir a sustentabilidade, ensaiando vários modelos para mitigar a seca que assola o município”.

ADRA | Mais de 30 Anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download