Mais de 620 membros das comunidades da aldeia de Camunda Colomessene, comuna do Cuima, município da Caála, beneficiam de água potável, depois da inauguração do novo sistemas de água com capacidade de reservar 5000mil litros de água, equipado com painéis solares e bomba submersa. Considerado como o maior projecto de captação de água para aquela região, cobrirá as necessidades actuais da comunidade.
“Estou muito feliz. Nós tirávamos água muito distante das nossas casas e hoje o sistema está próximo e isso não tem preço. Vamos cuidar das crianças no sentido de não estragarem o sistema porque também vai servir para outras gerações”. Referiu Mariana Capingãla, membro da comunidade.
Isabel Antónia, membro da cooperativa Esanju disse que “Infelizmente a idade não perdoa, mas é bom poder testemunhar esse feito na nossa aldeia, só víamos nos outros, mas agora a ADRA trouxe esse rico projecto e só nos resta agradecer”.
O Vice Administrador da Comuna do Cuima, Aurélio João, enalteceu o trabalho feito pela ADRA e considerou ser uma das melhores parcerias que poderiam ter.
"O acesso a água tem sido uma luta constante e claro que com esse sistema a comunidade sai a ganhar, pois que, sem outros bens as pessoas vivem, mas sem o liquido precioso é impossível". Ressaltou.
“Palavras faltam para agradecer a ADRA por nos brindar com esse projecto tão valioso. Começamos com o trabalho em Junho e a comunidade toda estava empolgada, hoje com inauguração é só mesmo alegria. Vamos cuidar deste bem e garantir que as futuras gerações também beneficiem do mesmo”. Declarou Inácio Ndivula, presidente da Cooperativa Esanju.
Está acção enquadra-se no âmbito da implementação do projecto Epongoloko, financiado pela organização Alemã Pão para o Mundo que inclui a abertura de furos de água e a reabilitação de represesas e valas de irrigação.