PROJECTO EKOLISO “FORTALECER” TERMINA COM ÊXITO

22/2/2019 12:57 PM

O workshop de encerramento do projecto Ekoliso “Fortalecer” terminou nesta quinta-feira no Lubango, Huíla com um balanço positivo.

O projecto que teve duração de quatro anos, trabalhou com 25 organizações camponesas nas províncias do Huambo e Huíla.

Petra Arschof, representante da Pão Para o Mundo, disse estar satisfeita com os resultados do projecto. “Segundo os indicadores, o projecto cumpriu com a maior parte das metas preconizadas” acrescentou.

“Agradecemos muito a ADRA por que através do projecto Ekoliso, os encontros das comunidades foram para nós uma grande troca de experiências” foram palavras de Carlita Tito, secretária geral da associação de camponês. “Ekuaitiso Ly Kãi” que em português significa “Ajuda às Mulheres”.

A produção familiar de hortícolas e legumes, passou de 30 para 100 porcento nas comunas de Catata e Cuima no Huambo, N´gola, Calepi e Sandula na província da Huíla.

Foi criado um espaço de concertação para cada comuna, com as autoridades do Estado e participação junto aos Concelhos de Auscultação e Concertação Social.

Dos vários produtos agrícolas comercializados colectivamente dentro e fora da província os principais são: o alho, o feijão, acebola, o milho, a batata-doce, o repolho e o trigo.

De recordar que o workshop  decorreu de 19 a 21 de fevereiro, participaram do mesmo, membros das comunidades das províncias da Huíla e Huambo, Quadros da ADRA, e os Financiadores, contabilizando um total de 25 participantes.

Fazer Download