Governo provincial de Luanda lançou no dia 17 de Janeiro do ano em curso, no município do Cazenga, o programa de arborização da capital do país, que foi inaugurado ontem no distrito do Kalawenda, pela administradora de Cazenga Nádia Neto.
No acto de apresentação do programa, o Director provincial da Agricultura e Pesca, João José Pedro, informou que o mesmo tem a duração de 6 anos e tem como meta a plantação demais de 1 milhão de árvores até 2027 e cerca de 10 milhões até 2034 a nível da Província.
Segundo a agenda da actividade, a escola Ambrósio Kukoki nº3124, e o Instituto Técnico de Saúde, foram as primeiras instituições a beneficiarem de um pomar e uma horta escolar, onde foram plantadas mais de 50 árvores e algumas famílias leguminosas como a cebola, feijão e hortelã.
A horta ficará sobre os cuidados dos estudantes visto que, o pograma tem como objectivo estimular os estudantes e munícipes a plantar e cuidar de uma árvore. As famílias desfavorecidas do Cazenga serão as principais beneficiarias dos alimentos plantados.
O Director Municipal do Ambiente do Cazenga, Wilfredo André, envolveu a equipa do projecto NaturAngola (ADRA), as comissões dos moradores, e administrações municipais para trabalharem juntos na implementação do pograma.
De acordo com Manuel Malaquias, Coordenador Adjunto do Concelho das Comissões dos Moradores do Kalawenda, apela a continuidade da ADRA no processo de arborização no seu distrito.
“Queremos que a ADRA continue a plantar arvores no distrito do Kalawenda e a extensão da terra vermelha.” Sublinhou
A ADRA instruiu como fazer a plantação das cebolas, e compromete-se a continuar a trabalhar para o bem do meio ambiente, visto que no município do Cazenga está a ser implementado o projecto NaturAngola financiado pelo Pão para o Mundo, que tem como foco principal educação ambiental nas comunidades, escolas e bairros.