Quadros da ADRA capacitados em Desenvolvimento Comunitário

23/8/2022 12:15 PM

A ADRA realizou o XXIII Módulo da Formação em Desenvolvimento Comunitário, com ênfase para reflexões internas sobre o contexto do país e o Programa de Desenvolvimento Organizacional, no âmbito do Plano Estratégico da ADRA 2018-2022.

O Módulo aconteceu em duas sessões, tendo a primeira decorrido entre os dias 4 e 8 de Julho, em Malanje, envolvendo os quadros da ADRA destacados nas províncias do Benguela, Luanda e Malanje. A segunda decorreu de 25 a 29 de Julho, na Huíla, com a participação de quadros destacados nas províncias do Huambo, Cunene, Huíla e Luanda.

Nas duas sessões, um total de 93 quadros da ADRA, dos quais 33 mulheres, reflectiram sobre o actual contexto do país, especificamente as eleições gerais 2022, com ênfase para a actuação dos partidos políticos, a dinâmica da sociedade civil em curso, o ambiente pré-eleitoral nas comunidades e a actuação dos órgãos de comunicação social.

Para o Director Geral da ADRA, Carlos Cambuta, a Formação em Desenvolvimento Comunitário visou a analisar objectivamente e dotar os quadros da Organização de conhecimentos sobre as eleições gerais, previstas para 24 de Agosto próximo, no sentido de reforçar as acções de Educação Cívica Eleitoral nas províncias de intervenção.

As sessões foram marcadas também pela participação de membros da ADRA, com realce a presença do co-fundador, engenheiro Fernando Pacheco, que, na província da Huíla, fez a apresentação e autógrafos das obras de sua autoria: "Crónicas da nossa terra" e "Conversas interpelantes na Mulemba", no dia 26 de Julho, na Mediateca do Lubango.

Fez parte da agenda do XXIII Módulo da Formação em Desenvolvimento Comunitário, as visitas às Comissões Provinciais Eleitorais de Malanje e Huíla, assim como aos Círculos de Deputados destas províncias. Nos encontros, os quadros e membros da ADRA abordaram com os representantes da CNE e Assembleia Nacional nestas províncias sobre o contexto eleitoral, a preparação do dia do voto e a promoção de eleições livres, justas e seguras.

Os representantes da ADRA nos encontros apelaram maior articulação e concertação entre as organizações da sociedade civil e as instituições públicas, de modo a coordenarem acções conjuntas com o propósito de fazer chegar o conhecimento sobre o processo eleitoral aos cidadãos com dificuldades de acesso à informação, sobretudo as comunidades rurais.

A Assistente de Projectos da Antena Huíla, Cunene e Namibe, Anastácia Tchilete, disse que a formação foi pertinente pelo facto de serem abordados os principais factos que marcam o contexto político desde a independência ao tempo actual, assim como a dinâmica das organizações da sociedade civil, para dar respostas aos desafios e implicações da Organização durante a realização das eleições gerais de 24 de Agosto.

Maria Firmino, Assistente de Projecto da Antena Huambo, declara que a formação bastante positiva, “tudo porque as temáticas abordadas vão servir para a melhoria do trabalho da Organização”. Acrescentou ainda que o momento também serviu de troca de experiências entre os técnicos das várias Antenas.

De modo geral, a formação visou contribuir para o aumento da capacidade dos quadros da Organização, tendo em vista a análise da prática da intervenção social e o alcance dos seguintes objectivos: Reflectir sobre os factos relevantes do contexto eleitoral nos últimos meses; Compreender a prática organizacional da ADRA através da sistematização de experiências ligadas às metodologias de intervenção e os trabalhos com as comunidades; Reflectir sobre as práticas internas da Organização (governação e o planeamento estratégico).

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download