Quadros da ADRA na Huíla capacitados em estratégias de Lobby e Advocacia

1/4/2022 5:44 AM

Quadros da ADRA (técnicos, coordenadores e quadros do núcleo Central) da Antena Huíla e Cunene, recebem formação sobre Lobby e Advocacia Social e políticas de Anticorrupção pelos Direitos das Comunidades, com objectivo de desenvolver as competências no âmbito dos direitos das comunidades, contribuído desta forma para o aumento de conhecimento com base nos normativos e outras ferramentas, no âmbito do Projecto Direito à Água.

Advocacia social é uma ferramenta de mudança social utilizada principalmente por organizações da sociedade civil que buscam representar os interesses de um grupo ou causa especifica, de modo a mobilizar actores para a criação de campanha que possa condicionar a formação e implementação de políticas públicas que atendam às reais necessidades do grupo social representarem.

Para o moderador do tema Políticas de Anticorrupção pelos Direitos das Comunidades Doutor Bernardo Peso, a corrupção é um problema que Angola enfrenta, tudo porque afecta as instituições as famílias e os indivíduos e o combate a corrupção deve ser o indicador principal para a construção de uma sociedade justa que todos nós queremos.

"Considero uma formação basta positiva, principalmente nos conteúdos de Lobby Advocacia, tudo porque trabalhamos com comunidades e os nossos grupos alvo são as associações e cooperativas agrícola. Com essa formação, conseguimos preencher aquelas que eram as nossas insuficiências de Lobby e Advocacia", afirmou Elisa Lukamba coordenadora do município de Caluquembe.

Segundo o facilitador do tema Lobby e Advocacia Social, Manuel das Mangas, advocar alguém ou uma comunidade é encarnar o problema dos mesmos para poder servir de ponte para a resolução dos seus problemas, quanto mais pessoas que podem advocar por elas no sentido de pensar nos problemas locais para a soluções globais, e desta forma poder a agir e reagir em nome das comunidades mais vulneráveis.

Já Avelino Kavela, Coordenador do município dos Gambos, disse que a formação foi  boa e proveitosa, porque conseguiu diferenciar os conceitos Lobby e Advocacia e trazer na realidade dos projectos implementados pela ADRA a nível dos seus municípios de intervenção.

O encontro teve lugar na sala reuniões da ADRA e contou com a presença de 28 participantes, dentre eles 10 Mulheres.

Fazer Download