As sementes foram doadas recentemente pela ADRA, no âmbito do projecto Grande Plutônio, financiado pela empresa petrolífera British Petroleum (BP).
Para a ADRA, esta acção visa contribuir para a redução das consequências causadas pela seca registadas um pouco por todo o país, principalmente nas regiões Centro e Sul.
Pretende-se também que, com esta plantação, se faça a reprodução das sementes e se assegure a autossustentabilidade da cooperativa, de modo a gerar benefícios na vida da comunidade.
Segundo o presidente da Assembleia Geral da Cooperativa, Augusto Valela, espera-se que a cooperativa alcance outros níveis de crescimento com esta produção.
"Depois da colheita, espera-se repartir o produto em três partes, 60% para venda, 30% para semente e 10% para o consumo familiar dos membros, de forma a conseguirmos sobreviver, continuar a nossa produção e ver a cooperativa a crescer", avançou.
A camponesa Ana Tchilombo destaca a falta de alimentação para muitas famílias na aldeia do Lungongo como a principal preocupação da comunidade e entende ser este acto de apoio à produção feito pela ADRA a ajuda necessária para mitigar os efeitos da seca na localidade.
"É bem-vinda e uma bênção receber estas sementes de batata. Agora, nós vamos cultivar, repartir os produtos e sem esquecer a nossa fome, pois os nossos filhos estão a sofrer. Com a batata que depois vamos colher, um pouco será para vender e ter um pouco de dinheiro, outro para lançar de novo à terra e o que ficar vamos plantar outra vez. Só assim a nossa cooperativa irá para frente.”
A Cooperativa Epinduko foi fundada em 2003, ainda como associação de camponeses, já em 2020 passou a cooperativa. Actualmente é composta por 70 membros, dos quais 37 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos.
A organização de camponeses tem uma relação de parceria com a ADRA há mais de 18 anos e possui uma caixa comunitária de crédito, que tem vindo a beneficiar os seus membros com a disponibilização de dinheiro, em forma de crédito, para facilitar a actividade agrícola na comunidade.