União Europeia faz balanço positivo do Projecto Okulonga

17/7/2019 9:20 AM

União Europeia visitou beneficiários do Projecto Okulonga(Capacitar), nos dias 11 e 12 do corrente mês, nos municípios de Kalandula e Kiwaba Nzoji, com a finalidade de monitorar as acções realizadas até a data presente.

Antonica Correia, membro da Associação Taku Nguzo da aldeia Mutumbua, afirmou que esse Projecto, veio para ensinar sobre o Orçamento Geral do Estado. “Já estamos espertos, o dinheiro do município é nosso também e temos que levar os nossos problemas aos nossos governantes”. Acrescentou.

Lúcia Albano, da mesma associação, lembrou que “não tínhamos sala de alfabetização e com esse Projecto Okulonga conseguimos ter uma sala aqui na aldeia, já sabemos escrever e ler”.

Por outro lado, a gestora de projectos da União Europeia, Áurea Pereira, disse estar surpreendida com a realidade encontrada, “as comunidades fizeram uma abordagem simples, clara e desinibida na sua explanação sobre tudo o que aprenderam”.

A representante da União Europeia mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado naquela província, “saio satisfeita de Malanje, aqui há trabalho!”. Afirmando que este foi um momento marcante pois ouviu coisas boas das comunidades.

No final fez entrega de material de visibilidade da União Europeia as comunidades e aos estudantes da escola do primeiro ciclo de Kalandula.

O projecto que está a ser implementado em 8 Municípios das províncias de Luanda e Malanje, começou no mês de Janeiro de 2018 e vai terminar no fim deste ano.

Fazer Download