“Vamos continuar a trabalhar para sustentar as nossas famílias”

30/5/2022 12:05 PM

Um total de 28 famílias do município do Cubal, em Benguela, receberam recentemente, da ADRA, diferentes kits profissionais para o fomento do auto-emprego.

As famílias beneficiárias são membros de cooperativas e associações do Calonguluve, Chimbila Alto, Canianduti, Vavayela, Kaliweke, Kaipunda, Kambungululu e Utalala. Os materiais recebidos vão beneficiar munícipes com actividades profissionais em distintas áreas como: mecânica, serralharia, corte e costura, construção civil e agricultura.

Para Fabião Cotele, membro da Associação Kaipunda, os kits recebidos vão reforçar as actividades dos que trabalham nestas áreas, e vai motivar mais pessoas a procurar trabalhar para si mesmo.

“Agradeço pelo apoio que a ADRA tem dado aos jovens da comuna de Capupa e nós vamos continuar a trabalhar para sustentar as nossas famílias e fazer crescer a nossa localidade”, afirmou Cotele.

Através desta iniciativa, Paulo Ngando, um dos anciões da comunidade da Capupa, passa a ter uma motorizada de três rodas disponível para o transporte dos produtos do campo para os mercados.

“Nós tínhamos vontade de trabalhar, mas trabalhávamos com muita dificuldade, sem um meio de transporte, mas agora com a motorizada que recebemos da ADRA já teremos como tirar os produtos do campo para o mercado”, revela o ancião.

“A actividade de costura na nossa comunidade era quase morta, mas agora com o kit que recebemos, vamos aumentar o nosso trabalho, e com os lucros continuar a sustentar as nossas famílias”, afirmou Celina Viqueia, a presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa Okutyuka.

O jovem Ezequiel Malicano, membro da cooperativa Kaliweke, mostrou o seu contentamento por beneficiar de um kit de construção civil, que garante cuidar e utilizar para melhorar os seus trabalhos e aumentar os rendimentos do seu negócio.

“Já estou na vida de pedreiro há muitos anos e não tinha todos materiais, agora com este kit vou poder aumentar o meu negócio e ajudar os outros jovens que não têm um emprego para sustentar as suas próprias famílias”, garantiu.

Na ocasião, a Directora da ADRA em Benguela, Célia Sampaio, apelou aos jovens beneficiados a fazer o melhor uso dos materiais entregues e serem acompanhados pelos líderes comunitários, com vista a obterem os melhores resultados e assim ajudarem as suas famílias e contribuírem para o desenvolvimento do município.  

A acção foi realizada no âmbito do Projecto de Apoio à Mitigação do Impacto Económico e Social da Covid-19 (PAMIESC), financiado pela União Europeia, com objectivo de contribuir para a protecção dos direitos económicos e sociais das famílias rurais vulneráveis em época de pandemia da Covid-19.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download